segunda-feira, setembro 21, 2009

EARL SIXTEEN no Brasil - Turnê Histórica

:: Earl Sixteen - Talento com peso e sem medidas ::


Earl Sixteen - Turnê no Brasil (Setembro de 2009/ Flyer Digitaldubs)


Em setembro Earl Sixteen fez uma turnê histórica, pela primeira vez no Brasil. Com estreia contagiante no Teatro Odisséia no Rio, em seguida na Jive Club em São Paulo, passando pelo Festival Cerrado Virtual de Brasília e fechando no Internacional Reggae Festival em Pindamonhangaba - SP, sempre acompanhado do Digitaldubs. O single "Pirate´s Game" com produção do Digitaldubs, é um "rub-adub" bem puxado pro suingue brasileiro.



Digitaldubs e Earl Sixteen (Centro) / Foto: Fotolog Digitaldubs


Tá certo, para os que gostam de Reggae, a vinda de Earl Sixteen (Earl Daley, também conhecido como Earl 16) ao Brasil, foi o acontecimento que marcou setembro de 2009.

A estreia da turnê na Lapa eu pude acompanhar. Pude ouvir aquela voz potente, ao mesmo tempo suave, melódica e afinadíssima ao vivo!! Pura energia Positiva! E não é clichê, gente! Earl Sixteen tem uma sonoridade que te leva sem querer a um patamar de Paz, de interação, dizem que é o poder de Jah, mas eu digo que é a magia do Reggae, aliada ao grande talento e carisma desse cara.

Para mim que, particularmente, já gostava e conhecia um pouco do som dele há algum tempo, foi surreal ter a oportunidade de vê-lo ao vivo, de entender através dos ouvidos porque ele é um fenômeno na Jamaica desde seus 15 anos.

Entendi finalmente o significado da palavra "Pesado"!!
No melhor sentido ..De ocupar um lugar divino no espaço.

O talento pesa, a sutileza pesa, a percepção vocal pesa, a entrega pesa, a alegria de estar no palco e transmitir essa energia, naturalmente... As pedradas musicais pesam... A maestria do acompanhamento pelo coletivo Digitaldubs pesa. E NÃO É QUESTÃO DE VER PARA CRER! Contra fatos não há argumentos, certo?

Entendi porque Earl Sixteen já trabalhou com os melhores produtores da Era Clássica do Reggae Lee Scracth Perry, Augustus Pablo, Coxsone Dodd (Studio One), entre outros.

Comecei a entender porque Earl Sixteen vem se consagrando até hoje, como ele reinventa a si prórpio em sua musicalidade junto aos melhores produtores contemporâneos, como Zion Train, Mad Professor, Gussie P, Manassah, DIGITALDUBS e uma lista extensa.

Escute a música "Pirate´s Game" de Earl Sixteen & Digitaldubs:



http://www.youtube.com/watch?v=OhSyIkAPs00


Agora Earl Sixteen já tem uma Comunidade Earl Sixteen OFICIAL no Orkut, para proporcionar maior interação e expandir o reconhecimento ao seu grande talento. Em breve com conteúdos exclusivos. Se você foi a um dos shows e quer comentar o que achou, participe do fórum!

Earl Sixteen pesa e muito! Tanto que deixa a gente mais leve...
Como sua voz puxada pro soul, com um timbre que conquistou a todos que puderam conferir, da Jamaica para o mundo, passando pelo Brasil.. Quem pôde vê-lo por aqui foi agraciado.

Interpretando "Is This Love", fazendo bis de "International Roots" e se coroando com "Pirate's Game", entres outros clássicos de seu vasto repertório! E há quem diga que seu reconhecimento na cena foi tardio. Sendo assim, com pelo menos 30 anos de carreira, uma coisa é certa: com a bagagem " pesada " de Earl Sixteen, a providência divina tarda mais não falha, devemos reconhecer sim!!!

Muito respeito!



(MNK)
.


Um comentário:

  1. Eai Monique, estarei acompanhando o novo blog! sucesso na caminhada!

    Beijão!
    Torvi

    ResponderExcluir

Fique à vontade e por favor, ASSINE seu comentário!