sexta-feira, julho 30, 2010

Câmara de Vereadores de Saquarema quer acabar com Biblioteca Municipal

:: Manifesto Cultural ::




Segundo comunicado da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em conjunto com grupos de produtores culturais da cidade, a Câmara de Vereadores de Saquarema - com o pretexto unilateral de ampliar o espaço físico de sua sede - está querendo acabar com um patrimônio histórico e cultural da cidade.
O alvo é a Casa de Cultura Valmir Ayala (Antiga sede da Prefeitura, um patrimônio cultural datado de 1800), onde atualmente funciona a Biblioteca Municipal, com um acervo de mais de 1.7000 exemplares, curso de desenho, curso de pintura em tela, curso de pintura em tecido, telecentro comunitário (biblioteca virtual e inclusão digital) dentre outras atividades culturais.
Para tentar impedir essa ação, será realizado um manifesto na próxima terça-feira (03), na Câmara Municipal de Saquarema durante a Sessão Plenária.
O ponto de concentração será em frente à Colônia de Pescadores Z24 de Saquarema.
A mobilização pretende contar com a presença de todos que se solidarizam por esta causa Cultural.
A comunidade deve se comprometer e marcar presença, pois o futuro Cultural de Saquarema depende de cada um de nós.



Instituições que já garantiram presença

Centro Cultural Casa do Nós, Companhia de dança Primeiro Passo, Folia de Reis, Quadrilha Asa Branca, Dalmas Academia, Folia do Divino, Nós do Morro (RJ), Ass. Artesão de Saquarema , IFhan, além da cobertura de jornais, rádios e da emissora Inter TV.




:: Serviço ::
Evento: Manifesto popular pela preservação da Casa de Cultura Valmir Ayala
(Prédio da antiga Prefeitura de Saquarema)
Data: Terça, 03 de Agosto de 2010
Local: Concentração em frente à Colônia de Pescadores Z24 - Saquarema/RJ
Horário: à partir das 17 horas.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

4 comentários:

  1. Reformas devem haver para que haja a manutenção, mas alterar já seria um absusrdo, quanto mais destruir a história, nossos antepassados, nossa origem.

    ResponderExcluir
  2. cara monique.
    Acho profundamente edicante essa manifestação de todos para preservação deste espaço tão importante da história de Saquarema. Que os nossos parlamentares sejam iluminados e não permitam que se esvaia mais uma referencia cultural tão importante dessa cidade que tanto amamos. A casa de cultura Walmir Ayala, onde esta instalada no seu interior a biblioteca José Bandeira e o Salão de Exposição ja foi uma luta intensa no passado para ser instalada e não pode acabar assim. Viva a memória saquaremense! Lauro Senna

    ResponderExcluir
  3. Gente, vocês não sabem de nada o que está acontecendo. A Câmara de Vereadores não vai derrubar a Casa de Cultura. Vai apenas restaurar o predio. A Câmara Municipal vai voltar para seu lugar de origem, uma vez que ali foi instalada a primeira Casa Legislativa do Município de Saquarema.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mas isso é um absurdo!!
    É preciso fazer algo para impedir que coisas como essas aconteçam.
    P. Oliveira, o então para onde vai a Casa de cultura?
    Att,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique à vontade e por favor, ASSINE seu comentário!