quarta-feira, agosto 18, 2010

Tábata Alves é a nova cara da mulher no Hip Hop Nacional

:: Lançamento - Hip Hop ::

Direto da periferia da Zona Oeste de São Paulo, Tábata Alves apresenta seu primeiro disco

“Pra Fortalecer”

Tábata Alves é a nova cara da mulher no Hip Hop Nacional

Por Monique Barcellos



O retrato da mulher na sociedade brasileira - é um dos perfis mais abordados em matérias pelos jornais, televisão e já foi até tema de redação em vestibular. A grande maioria se enquadra no perfil da mulher dinâmica, jovem, guerreira, que tem dificuldades, mas também muita força de vontade e desenvoltura para enfrentar várias jornadas diferentes em um dia, para garantir o mês.
Mas o que dizer da rotina de uma mulher de 25 anos que administra vida conjugal, grávida do segundo filho, cuida dos irmãos, que vive o cotidiano na comunidade e aposta na vida artística, ou melhor, na correria de ser MC, sem contar o fato de estar sempre ligada a projetos sociais dentro do Hip Hop? O que esperar de uma mulher comum, que através da arte deixa seu valor, seu registro, seu olhar, que quer defender seus direitos e das outras mulheres de enfrentar a realidade em que vivem?



Podemos esperar tudo isso e muito mais dentro da realidade particular e, ao mesmo tempo comum, que Tábata Alves apresenta em seu disco de estreia. “Pra Fortalecer” traz o RAP com toda sua grandeza, com um olhar feminino e fraternal de uma mãe guerreira, em meio ao ataque verbal de uma MC promissora, com seu discurso combatente e profundo. Afinal, como ela mesma diz na música Mulheres, “Sagrada é minha cria e nela ninguém toca” (MC Tábata Alves).


Confira o som Mulheres que faz parte do disco "Pra Fortalecer"!

“Pra Fortalecer”, já está nas ruas!! Foi produzido e mixado inteiramente por Indião, e conta com participações dos Dj’s FZero e Pow, Zinho e PhanLinktom. A MC traz nesse disco suas verdades, desabafos e a crença de que “Pra Fortalecer” basta que se coloque em prática aquilo que a vida ensina dia a dia.


RECAPITULANDO...

Tábata Alves Araujo de Andrade nasceu em 25 de março de 1985, e cresceu na periferia do bairro do Morro Doce, Zona Oeste de São Paulo. Criada por uma excêntrica família, que sempre se expressava por muitas formas de arte, da música ao teatro. Tábata sempre ouviu muito samba raiz, como Fundo de Quintal, Eliana de Lima, Biro do Cavaco, além de uma super dose de MPB.

Mas foi através de seu tio que descobriu o RAP, a princípio sem dar muita atenção às letras, valorizava as batidas, mas com o passar do tempo foi entender do que realmente se tratava. Tábata passou a se aprofundar nas audições e conhecer um pouco mais sobre as tais realidades citadas nos sons. Dessa forma e percebeu que eu também vivia de algum modo algumas das dificuldades relatadas nas letras de RAP.


Foi assim que despertou sua paixão e o respeito pelo ritmo e poesia. Já teve diversas experiências com a arte, como oficinas de reciclagem, expressão corporal e teatro para crianças de escolas da comunidade, experiências musicas com MPB, mas a vontade de manifestar com suas próprias palavras tudo aquilo que vivia e passava falara mais alto dentro dela.

Em 2007, a partir de um convite dos MCs Mola e De La Rua para participar do som “SAVE PLANET” - em que o tema visava a destruição do meio ambiente e aquecimento global - Tábata viu uma chance na cena do Hip Hop. Dali pra frente, lançou seu primeiro single “Ataca”, um som bem sagaz, em que a força feminina é foco principal.

Com o lançamento desse som, teve oportunidade de cantar em diversos lugares como Céu’s em algumas comunidades, eventos culturais do “Quilombaque”, Pista de Skate de São Bernardo do Campo, eventos de basquete de rua, Sarajevo em parceria com Phantone de lãs Calles, integrante do grupo Andrômeda do selo Boca do Lixo, Piracicaba, a convite do Hip Hop Mulher , dentre outras apresentações. O trabalho da MC também foi matéria no jornal Diário de São Paulo recentemente. Tábata Alves tem a nova cara do Rap Nacional, tem garra e com seu talento no Rap, essa guerreira mostra a que veio. E que veio pra ficar!


:: Contato ::


::::::::::::::

7 comentários:

  1. ATITUDE ESSA É A PALAVRA CHAVE, CONQUISTAR O ESPAÇO NAUM É DIFICIL, O DIFICIL É MANTE-LO, ADMIRO O TRABALHO DE VOCÊS AI, RESGATANDO E DANDO ESPAÇO PRA QUEM CORRE PELO CERTO É ASSIM QUE DEVE SER! PAZZZZZ

    MIST RELS LOKOMOTIVA RAP!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom
    a mina tem talento
    flow bem feito e base criativa e bem produzida e mixada

    parabens pelo blog amigona
    bjus
    Cesar

    ResponderExcluir
  3. Parabens, Tabata Alves resgatando atitude no hip hop nacional.

    Muita Paz...

    Parabens pelos conteudos do Blog.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Tábata:

    Não entendo muito desse ritmo, mas gostei do seu trabalho. Parabéns e sucesso.

    Yara

    ResponderExcluir
  5. não costumo escutar rap, mas se você diz que a Tábata é a bola da vez, então tá dito...rs. Isso aí. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Olaaaa !!!

    Meu nome é Aline Conti, tenho 26 anos e assim como a Tabata sou uma mulher de atitude...

    Hoje moro na França, mas morei no Morro Doce por 17 anos, passei algumas tardes da minha vida acompanhada pela Tabata quando criança (nem sei se ela lembra!!!), enfim, lembro que na época ela estava tendo aulas de balé e me dava altas dicas, até hoje sei fazer um relaxamento nos pés por conta dela...

    Navegando por sites, em buscas de novidades sobre o Brasil, deparei-me com o blog. Fiquei surpresa e feliz !!! Mundo pequeno !!!

    Ouvi as musicas...apesar de eu ser do Rock'n Roll fiquei surpeendida com a boa voz e com a ousadia...

    Beijos a todos e principamente à Tabata.

    ResponderExcluir

Fique à vontade e por favor, ASSINE seu comentário!