quinta-feira, dezembro 09, 2010

Algumas Recomendações Éticas


Comunicado

Algumas Recomendações Éticas

Olá, amigos e leitores, tudo bem com vocês?

Devido a alguns acontecimentos recorrentes no meu Blog, (desde cópias parciais indevidas e sem citações, até cópias na íntegra onde o indivíduo se diz autor da obra), venho fazer um comunicado, um alerta público de Recomendações Éticas sobre Direitos Autorais.

Antes disso, façamos uma breve reflexão:

  • O mais curioso é que, além do fato de eu ter me revoltado em certo episódio e, por consequência (o que alguns amigos queridos acharam inconsequente) ter reinvindicado uma comoção/campanha "whatever" e que (OH MY GOODNESS!) isso tenha se revertido à incompreensão de alguns, que desaprovaram minha reação, e até tomaram como antiética (?);

  • Por que eu (Monique Barcellos) tornar público um plágio - ENQUANTO AUTORA, CIDADÃ! NÃO EM FORMA DE NOTÍCIA - é antiético? Enquanto o indivíduo que copia e cola uma obra/matéria minha e afirma ser de autoria dele não é antiético... É apenas um equivocado, desinformado? Fui antiética porque eu coloquei a boca no trombone citando nomes??? (Tenso!)

Portanto.. Aí vão algumas recomendações?

ATENÇÃO: É proibido copiar postagens completas de um blog.
NÃO é permitido que sejam feitas cópias ou publicações de nosso conteúdo na íntegra. (Isso se refere ao fato de que você pode tomar o conteúdo como base, mas reproduza o mesmo assunto com suas próprias palavras, ou então cite a fonte entre os trechos. Nada complicado!)

Também não permitimos a criação de outro blog usando o nome "BLOG DA JORNALISTA - Monique Barcellos", afinal já o usamos. Tal feito seria uma tentativa de enganar os leitores.

Não foi a jornalista Monique Barcellos quem determinou ou inventou isso, existe uma base legal para tal medida:


Existe uma página do Blogger para receber denúncias sobre cópias de conteúdo de outros blogs.
Assim sendo, que fique bem claro!! Quando as pessoas publicam conteúdos como se fossem de sua autoria (não citam a fonte de onde buscam e retiram o texto/ imagens) podemos e devemos denunciar! Ou ainda, quando fazem download de qualquer outro conteúdo protegido por direitos autorais (Livros, CDs, DVDs, MP3, MP4, entre outros).

Após alguns dias da denúncia o Blogger deleta a página dos plagiadores (Este não é um xingamento, não é uma ofensa - como alguns se referiram no episódio - é o termo de linguagem culta para caracterizar aquele indivíduo que age copiando conteúdos/obras sem as devidas medidas éticas).

Muitos podem achar que é besteira, que isso não leva a nada, mas a medida do Blogger funciona e serve sim, para evitar uma conduta antiética que fere a capacidade do ser humano de criar e ser legítimo, manter sua credibilidade. Além disso, a medida do Blogger é menos radical, porém não menos efetiva. Poupa um processo judicial, evitando maiores transtornos ao autor.

CONCLUSÃO: Hoje em dia é muito mais fácil (CTRL+C /CTRL+V), mas é no mínimo falta de consciência com o trabalho, empenho e a arte do outro. E a Lei está aí, os recursos de proteção mais urgentes também. Portanto fica aqui meu parecer com fundamentos na Ética sobre Direitos Autorais e sobretudo, amparado por Lei.

Se você quer uma sociedade justa, com respeito e zelo pelo próximo e sua Arte e espaço vital protegidos, seja justo.

Obrigada a todos que sempre prestigiam e compreendem a razão e importância desta postagem, que é providencial nos dias de hoje.


Plágio é CRIME. Informe-se!
Denuncie e fique de olho!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e por favor, ASSINE seu comentário!